Tablog

Por que o ‘Pequeno Príncipe’ ainda reina no universo das misses?

Editor do UOL Tabloide

Continue aí no seu mundinho, achando que quem foi príncipe nunca perde a majestade, rapá. Um dia vai tudo pro espaço, e tu será eternamente responsável

Direto de Fortaleza

É uma conhecida verdade universal que uma mulher bonita em campanha pra ser miss deve estar querendo ler ''O Pequeno Príncipe''.

Convenhamos: o livro pode até ser ok, mas por que diacho só se fala nele quando o assunto é leitura de cabeceira de miss? Por acaso cai coisa desse livro no vestibular pra bonita? Não? Então, talvez sua imortalidade não se sustente ou, no mínimo, deva ser questionada.

A representante do Maranhão no Miss Brasil 2012, Juliana Cavalcante, já leu o livro duas vezes. Antes que alguém diga ''isso é que é vontade de ser miss'', é bom dizer que foi antes dela tomar a decisão de ser uma bonita profissional.

''Li com 9 anos e, depois, de novo aos 15, quando ganhei de presente'', diz ela, hoje com 21 anos. Perguntada sobre o porquê do livro até hoje figurar no imaginário coletivo missófono, a bela arrisca um palpite: ''porque é uma fábula quase universal, que mostra que o essencial é invisível aos olhos'', diz ela, quase parafraseando trecho do sucesso de Saint-Exupéry sobre amadurecer e assumir responsabilidade*.

Embora não chegue a ponto de dizer que o livro é sem sal, a miss Maranhão diz que outras obras teriam igual importância para uma candidata a miss. Por exemplo: ''O Menino do Pijama Listrado'', livro pesadaço de John Boyne sobre uma amizade em tempos de Holocausto.

Outra obra que a bela recomendaria: ''O Caçador de Pipas'', livro que virou filme, e, como o pijama, um romance-fábula igualmente tenso,  sobre uma amizade, anos e mundos de distância depois.

E o tabloidonauta, recomendaria o quê pra uma candidata a miss, hein? Responda aí nos comentários.

Miss Maranhão e o Pequeno Príncipe 

*p.s.: a propósito de assumir responsabilidades, parabéns ao Estagiário Insolente do UOL Tabloide pelo seu dia! Este Editor só foi saber ontem, 26 de setembro, que existe o Dia do Estagiário, comemorado em 17 de setembro. Como já passou a data, não vai ganhar presente. E cuidado pra não deixar passar erros de português nesse post, hein?