Tablog

Não tem dinheiro para maquiagem? Sem problemas, use lápis de cor

Editor do UOL Tabloide

eve

Brincadeirinha!

Não use giz de cera e lápis de cor em qualquer lugar no seu rosto. É o que tem advertido a marca americana de materiais artísticos Crayola, que está preocupada com a proliferação de blogueiras de beleza que juram que os produtos da empresa podem servir como maquiagem improvisada.

A marca sempre divulga aos quatro cantos que seus produtos não são tóxicos, mas isso não significa que eles podem ser usados como batom, delineador e por aí vai…

''Eles não são projetados, testados ou aprovados para essa finalidade'', afirmou a Crayola, acrescentando que maquiagem requer ''testes específicos e rigorosos'' antes de serem colocadas nas prateleiras das lojas.

A prática começou quando blogueiras famosas lá dos EUA, como Rachel Leven e Brooke Eve, fizeram vídeos mostrando como iluminar o olhar com lápis de cor mergulhado em água morna para ''deslizar melhor nos lábios e pálpebras''.

Isso não é maquiagem!

''É 100% seguro'', Eve diz em seu vídeo, que tem mais de 70 mil visualizações.

O que tem contado muito para a difusão da prática é o fato de uma caixa com 12 lápis de cor custar cerca de US$ 5 (R$ 15) e as maquiagens da MAC e companhia custarem muito mais do que isso. É a crise, né?

Mas as questões de segurança é que preocupam. A FDA (Food and Drug Administration) dos EUA não exige que o consumidor relate eventos adversos, como infecções oculares, e um estudo de março descobriu que o lápis delineador pode migrar para dentro do olho dentro de minutos após a aplicação, causando problemas em pessoas que usam lentes de contato ou têm olhos secos.

Portanto, cuidado com as adaptações!

Lá do NY Daily News.