Tablog

Sua mãe e sua namorada estão se afogando. Quem você salva primeiro?

Editor do UOL Tabloide

china

Crédito: Reprodução/Xinhua

Pense na seguinte situação: sua mãe e sua namorada estão se afogando, ao mesmo tempo, quem você salvaria primeiro? Que saia justa, não?

Mas saiba que uma pergunta parecida fez parte do Exame Nacional Judicial da China, equivalente a nossa prova da OAB. A diferença era o cenário de afogamento para ''presas em um incêndio'', e a pergunta era um pouquinho mais profissional: ''Se o homem tem a capacidade de salvar sua mãe, mas em vez disso salva a namorada, ele está cometendo um crime?''.

A resposta correta é: ''Não importa quem você salve primeiro, isso não constitui um crime'', de acordo com Xu Songlin, professor de direito da Universidade de Tecnologia do sul da China, de acordo com a agência de notícias Xinhua.

Segundo ele, as vidas das pessoas são iguais. A lei chinesa prevê que as pessoas são obrigadas a salvar o parente mais próximo, incluindo a mãe, mas não prevê que deve-se salvar o parente mais próximo quando outra pessoa também está em perigo ao mesmo tempo, explica Songlin.

Portanto, agora você já sabe, caso isso aconteça na China, pode escolher quem você quer salvar primeiro que, perante a Justiça, está tudo bem. Agora, responsabilize-se pelo tanto que vai ouvir em casa independentemente da sua escolha…