Tablog

Rio Grande do Sul é Estado campeão em vencedoras do Miss Brasil Universo

Editor do UOL Tabloide

Ai, as gaúchas. Vem do Sul a maioria das vencedoras do Miss Brasil Universo –foram 12 desde 1954. A primeira representante do Rio Grande do Sul eleita a mulher mais bela do Brasil foi Maria José Cardoso, em 1956. Logo vieram vitórias em 1963, quando a lindíssima Ieda Maria Vargas trouxe o primeiro título de Miss Universo para o país; depois foram em 1972 (Rejane Vieira Costa), 1986 (Deise Nunes de Sousa), 1993 (Leila Cristine Schuster), 1999 (Renata Fan), 2001 (Juliana Dornelles Borges), 2004 (Fabiane Niclotti), 2006 (Rafaela Zanella), 2008 (Natália Anderle), 2011 (Priscila Machado) e 2012 (Gabriela Markus).

Staël Maria da Rocha Abelha foi eleita Miss Brasil em 1961. Foi a primeira mineira a conquistar a coroa. Quando venceu, não queria viajar aos EUA para disputar o Miss Universo devido aos ciúmes do namorado, mas a comissão organizadora a convenceu a viajar na véspera do embarque. Ela não foi classificada. Após voltar de Miami, renunciou ao título de Miss Brasil por estar prestes a se casar, sendo sucedida pela gaúcha Vera Brauner. Em 2002, uma outra gaúcha –Joseane Oliveira– foi eleita Miss Brasil, porém foi destronada porque era casada desde 1998. Portanto, estes dois títulos não contam para o Rio Grande do Sul.

Em segundo lugar, ficam empatados os Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, com oito títulos cada. Em seguida, aparecem Santa Catarina, com cinco títulos; Paraná e Bahia, com três coroas cada –a baiana Martha Vasconcellos, Miss Brasil 1968, foi a segunda e última brasileira a trazer a coroa de Miss Universo ao país–; Rio Grande do Norte, Mato Grosso e Ceará, com duas e Tocantins, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Pará e Amazonas, com apenas um título cada um.

Será que teremos um tricampeonato gaúcho com a bela Vitória Sulczinski (nome de vencedora ela já tem!). Ou poderemos ter uma miss Goiás, Roraima, Maranhão, Espírito Santo ou algum outro Estado que ainda vive um jejum de coroa?

A representante do RS no Miss Brasil 2013