Tablog

Hollywood do B cria tubarões voadores. Mas o bicho já voava no Brasil há 30 anos!

Editor do UOL Tabloide

''Sharknado'' é um filme sobre um tornado cheio de tubarões. De repente, os bichos vêm voando sobre a cabeça dos personagens e… NHAC… Adeus, figurante mal pago!

A obra entra na categoria de filmes Z, aqueles que são tão trash, tão trash, que são sensacionais.

Dá uma olhada no trailer para sentir o gostinho:

O trabalho custou a mixaria (para padrões hollywoodianos) de US$ 2 milhões (cerca de R$ 4, 4 milhões) e repercutiu no mundo do entretenimento. A produtora americana Asylum, responsável pelo filme trasheira, virou um caso de sucesso citado até em publicações sisudas da imprensa.

Mas (sempre tem um ''mas'')… a ideia de tubarões voadores não é tão original assim.

Há quase 30 anos, tubarões voadores já alçavam voo no Brasil.

A história é a seguinte:

Em 1984, o quadrinhista Luiz Gê viu o pôster  de uma esquadrilha aérea chamada Tigres Voadores. Daí surgiu uma ideia: por que não fazer uma história com tubarões voadores ao invés de aviões? Então começou a trabalhar em uma HQ com esse tema.

Em um desses dias, o artista Arrigo Barnabé foi visitar Luiz Gê e se deparou com o trabalho dos tubarões voadores. Então decidiu musicar a história. O disco que resultou daí se chama ''Tubarões Voadores''. O projeto virou uma HQ com trilha sonora.

Reprodução

 

Segundo o roteirista do filme ''Sharknado'', Thunder Levin, a produtora Asylum chegou a ele com uma página de anotações para um filme chamado ''Sharknado''. ''É a coisa mais ridícula que já li… Estou dentro'', ele respondeu aos produtores.

Já o trabalho de Luiz Gê tem um fundo mais complexo. Os tubarões voadores representariam o medo e a paranoia da classe média, que se tranca dentro de seus apartamentos e carros blindados se isolando dos demais habitantes, por não se sentirem seguros.