Tablog

Há 50 anos, uma brasileira vencia, pela 1ª vez, o Miss Universo. E hoje, temos chances?

Editor do UOL Tabloide

Bárbara Paludeti
Do UOL, em São Paulo

Ieda Maria Vargas, Miss Universo 1963, logo após ser coroada

Exatamente há 50 anos, uma brasileira ganhava, pela 1ª vez, o Miss Universo. A gaúcha Ieda Maria Vargas foi eleita a mulher mais bonita do planeta em 20 de julho de 1963, em concurso realizado em Miami (EUA). À época, 50 países estavam concorrendo à coroa.

Segundo o site especializado Global Beauties, havia rumores de que dois jurados americanos queriam que uma loira vencesse o certame, quando as 15 semifinalistas foram anunciadas, um dia antes da final, eles conversaram entre si e decidiram votar na Miss Dinamarca. No entanto, na noite final, Peter Sellers foi cativado pelo sorriso da Miss Brasil e fez uma mudança de última hora em seu voto.

Foi por um voto de diferença que a gaúcha venceu o Miss Universo pela primeira vez para o Brasil. Entre 1952 –1ª edição do concurso– e 1962, nosso país conquistou o 2º lugar em três ocasiões, sempre perdendo nos votos finais.

Ieda Maria Vargas, no centro, Miss Universo 1963, rodeada das outras candidatas que formaram o top 5 daquele ano

Ainda segundo o Global Beauties, o pai de Ieda não era figura fácil. Depois de longa negociação com a organização do concurso, o pai e a mãe da gaúcha se mudaram para os Estados Unidos para ficarem pertinho da filha durante seu ano de reinado. Sempre que possível, a mãe de Ieda acompanhava a bela em suas viagens oficiais como Miss Universo.

De volta ao Brasil, Ieda foi recepcionada por milhões de pessoas nas ruas de Brasília, Rio de Janeiro e Porto Alegre, sua cidade natal, que queriam saudar a rainha brasileira. Naquela época, os concursos de beleza eram uma paixão tão grande quanto o futebol na América do Sul, e a vitória de Ieda foi celebrada ao extremo, mais ou menos como se o Brasil tivesse vencido a Copa do Mundo –como de fato havia vencido em 1962, um ano antes.

Ieda tem mais ou menos 1,70m de altura, bem diferente das altas candidatas que vemos hoje (com exceção de Olivia Culpo, americana que venceu o Miss Universo 2012 e tem 1,66m), e também tinha o padrão típico das beldades da época: 90cm de busto, 60cm de cintura e 90cm de quadril. A gaúcha também sempre faz questão de frisar que tudo em seu corpo é natural, nada de silicone ou cirurgias plásticas. As misses mais atuais são cheias de plásticas e, invariavelmente, têm silicone nos peitos.

Mais brasileiras no topo

Reprodução/TV Globo

Ieda Maria Vargas em imagem atual

Há uma brasileira envolvida em polêmica, antes de Ieda, a gaúcha Yolanda Pereira foi coroada Miss Universo, em 1930, quando existia um concurso internacional de beleza chamado International Pageant of Pulchritude (Desfile Internacional de Beleza) que concedia o título de Miss Universo à vencedora. Porém, este título não é reconhecido pela atual organização do certame e nem contabilizado para nós.

Oficialmente, a segunda brasileira a vencer o Miss Universo foi a baiana Martha Vasconcellos, em 1968. Depois disso, o Brasil segue em um jejum que parece sem fim. Batemos na trave em 2007, quando a mineira Natália Guimarães ficou em 2º lugar, e em 2011, quando a gaúcha Priscila Machado acabou como terceira colocada.

Já no Miss Mundo –o outro grande concurso de beleza internacional–, a única brasileira a vencer o certame foi Lúcia Petterle, em 1971. O concurso aconteceu em Londres e a fluminense levou a coroa para casa.

E o que temos atualmente?

A Miss Brasil 2013 vai receber a coroa das mãos de Gabriela Markus, a bela de 2012, no dia 28 de setembro em Belo Horizonte, e terá pouco mais de um mês para se preparar para o Miss Universo, que será realizado na Rússia no dia 9 de novembro.

Nem todos os Estados já elegeram as suas representantes, mas já há candidatas belíssimas como a Miss Paraná e a Miss Pernambuco, ambos com porte e reais chances de voltar a colocar o Brasil no topo do mundo dos concursos de beleza mais importantes.

Sancler Frantz é a Miss Brasil World 2013 e representará nosso país no dia 28 de setembro em Jacarta, na Indonésia, data em que ocorre a final do Miss World. A bela loira já foi elogiada até mesmo por Julia Morley, a chefona do concurso.

A brasileira tem 22 anos, 1,75m e uma simpatia fora de série. Será que agora vai? O UOL Tabloide aposta que sim: Brasil-sil-sil.