Tablog

Miss Missóloga – Concursos comprados destroem sonhos, diz super especialista de Porto Rico

Editor do UOL Tabloide

Hector Joaquin

Hoje escrevo direto de Manágua, capital da Nicarágua, onde fui contratada pela organização nacional para assessorar Thayana Fernandes, a Miss Brasil no Miss Teen Universe. Tô podendo!

E a brasileira está se saindo muitíssimo bem! Tem todos os trejeitos dignos de uma miss e sem tantas afetações, sendo que num concurso latino predomina o excesso nas produções. Há quem goste. Mas na minha opinião, menos é sempre mais.

A final acontece dia 18 de maio às 20h do horário da Nicarágua. Torcida para a brasileira! (O UOL Tabloide conta tudo em primeira mão!)

E veja bem quem está aqui comigo: Hector Joaquin! Um dos especialistas em misses mais conhecidos e respeitados mundialmente. Tive a oportunidade de fazer uma bela amizade com ele e aproveitei pra fazer umas perguntinhas, claro!

Miss Missóloga: Que o Brasil é um país de mulheres bonitas todos sabem. Mas por que não ganhamos um Miss Mundo ou Miss Universo há décadas?
Hector: O Brasil não é só um país de mulheres bonitas, mas de homens bonitos também. A respeito do Miss Brasil, penso que de vários anos para cá sempre se seleciona o mesmo biotipo de beleza. É como se repetissem a Natália Guimarães todos os anos. No Brasil tem mulheres loiras, morenas, negras, ruivas, mestiças. Nos anos 80, o Brasil levava muitas mulheres negras ao Miss Universo, muita mulher exótica e se dava muito bem. E isso se perdeu no passar dos anos. Tem que inovar! (Sancler Frantz é loiríssima! Será?)

Miss Missóloga: Se o concurso é Miss Universo, porque nunca se teve uma participante de Marte? Rsrs, a perguntinha de praxe do UOL Tabloide.
Hector: Hahaha, não temos Miss Marte, Miss Júpiter, porque é muito longe (muitos risos). Mas vamos ver se os organizadores conseguem pagar a passagem dessas criaturas no ano que vem. Brincadeiras à parte, o concurso a princípio teria o nome de 'Miss United Nations', mas a entrada da Universal Studios na organização e divulgação acabou levando ao nome final pelo qual é conhecido.

Nestes primeiros anos podiam competir mulheres casadas, com filhos ou que já viviam com seus noivos. Mas isso mudou porque eram muitos compromissos durante o reinado, então passou a ser regra uma miss ser solteira. Outra regra importante: tinha que nascer mulher, porque na época do pós-guerra muitos transexuais queriam competir.

Miss Missóloga: Miss transexuais. O que pensa disso?
Hector: Numa competição de mulheres, sou absolutamente contra. Cada tribo deve ter o seu concurso, cada coisa em seu lugar. Uma miss transexual deve competir com transexuais, e não com mulheres. Não é justo, não há competição desta maneira. Mas sou a favor de competições entre transexuais, gays, homens, gordinhas, competições justas. Concursos verdadeiros.

Oxana Fedrova

Miss Missóloga: Qual a sua miss predileta de todos os tempos?
Hector: Definitivamente a russa Oxana Fedorova, Miss Universo 2002, mesmo sendo destronada. A miss mais bela de todos os tempos. Uma beleza exuberante, elegante, e o mais importante, uma ternura, um amor de pessoa.

Miss Missóloga: Pra mim é a australiana Jennifer Hawkins, Miss Universo 2004!
Hector: Essa é minha segunda!

Miss Missóloga: O que pensa sobre concursos comprados?
Hector: Concursos comprados destroem o sonho das meninas e a história de todo mundo que participa deste mundo. Centenas de pessoas trabalham na produção, meninas do mundo inteiro se preparam o ano todo. Aí aparece uma pessoa cheia de dinheiro no bolso, corrupta, encontra com outras pessoas corruptas, sem ética e sem respeito e estragam tudo. É uma vergonha. Pessoas que não são honestas, não são profissionais, uma falta de respeito definitivamente. Sei que acontece, mas prefiro acreditar e confiar que nos grandes concursos mundiais isso não acontece.

Jennifer Hawkins

Miss Missóloga: O que aconselha para quem quer seguir uma carreira de miss?
Hector: Tem que ter muita paixão, o caminho é difícil, a competição é pesada! Mas precisa acreditar do fundo do coração. Uma rainha da beleza tem que ser uma mulher disciplinada, informada, saber o que quer, quando quer e por que quer! Tem que levantar cedo, ver TV, ler jornais, conhecer pessoas de outros lugares do mundo, ser generosa, passar uma mensagem de boa conduta, ser um espelho para outras meninas, ter muita responsabilidade. Resumindo em 4 palavras: bonita, culta, sofisticada e sensual. Uma mulher que entre em qualquer lugar e todos se virem e falem: UUAAAUU!!!!

Fico por aqui galera. Aprendam com as dicas do Hector!

Beijos, fui!!

Nota: Hector Joaquin é jornalista formado em Porto Rico e trabalha em concursos de beleza desde 1996. É apresentador de TV, blogueiro, colunista e um dos mais importantes especialistas em misses. Resumindo: É divo!