Tablog

Miss Missóloga: ahn? Como assim?

Editor do UOL Tabloide

É com orgulho e alegria que o UOL Tabloide apresenta um reforço de peso (sem trocadilhos, amigos). Trata-se de uma coluna que será publicada aqui no Tablog com certa regularidade. O assunto? Misses, misters, concursos de beleza e tudo que envolve este mundo de glamour (ou não!).

Fiquem despreocupados, quem vai escrever não é o Editor do UOL Tabloide ou a Sub da Sub, que acham que entendem de gente bonita, mas sim alguém que entende (e é bonita) de verdade: uma miss, uma verdadeira miss!

Camila Serakides é a nossa convidada especial e de honra. A Miss Continente Americano 2012 e vice Miss Brasil World 2012 vai dar o ar da sua graça com comentários (ácidos ou não!) sobre o mundo da beleza.

Cá, seja bem-vinda ao bando de malucos do UOL Tabloide. Entre e fique à vontade.

E como ninguém está aqui para brincar, a miss Serakides já tem texto para vocês… acompanhem, divulguem, deleitem-se, prestigiem e comentem!

Muito se fala em missologia, missólogo… mas, afinal, o que é isso?

Não confundam com Missiologia, por favor! Enquanto Missiologia é um ramo da Teologia que estuda missões religiosas, Missologia estuda o mundo das misses e dos concursos de beleza. Ou seja, missólogo é um especialista em misses. Este termo é engraçado, pois não existe definição nem no dicionário Aurélio e nem no Google, nosso amigo que tudo sabe.

Existem missólogos tão dedicados e apaixonados que vai além de nossa imaginação. É o caso de alguns dos meus amigos: Willian Freitas, Matheus Alencar e Ítalo do Brasil. Willian Freitas tem 20 anos e chega a se dedicar até 12 horas por dia com o mundo miss, enquanto Matheus Alencar se dedica de 15 a 20 horas por dia, pelo computador e também pelo celular. Já Ítalo do Brasil, um goiano de 40 anos, é um caso à parte: ''ficava 24 horas por dia. Já passei madrugadas acordado e aos finais de semana não saía de casa. Cheguei a ter problemas de internação. Tudo por amor e prazer em acompanhar as misses e seus concursos.''

Que incrível, né? O negócio vicia.

Eu também sou uma missóloga, mas não com essa dedicação toda, pois afinal também sou miss, o lado que estudamos. Digamos que eu seja uma Miss Missóloga, e a partir de hoje, vou contar curiosidades, segredinhos e meu ponto de vista por aqui. E por falar nisso, já vou começar com uma curiosidade: O Glossário Missológico (oi?).

No mundo miss existe um vocabulário próprio e expressões bem divertidas com palavras que nem existem ou que têm outro significado na língua portuguesa. Veja algumas delas:

Biônica: Miss Biônica é quando ela representa um Estado em que não nasceu ou quando a miss é indicada para representar o Estado ou país sem ter sido eleita através de concurso. Exemplo: eu mesma (!). Representei por dois anos seguidos o Estado de Tocantins através de indicação no Miss Brasil World, sendo que sou mineira. Há! Também temos Débora Lyra como exemplo, que é capixaba e foi Miss Brasil 2010 representando Minas Gerais.

Clapper: Vem da palavra clap (aplaudir, em inglês). É usado para uma miss que não tem chances de se sair bem, que ficará só no fundo do palco batendo palma para as outras (Ô dó! Rsrs).

Flop ou Floppar: Flop (fracasso, em inglês) é o termo usado para a miss que não se classifica. E floppar é o como um verbo no infinitivo para a palavra flop. Exemplo: A miss floppou na final.

Rayanne Morais, a leslon

Leslon: Ficar lisonjeado. Este jargão que ficou famoso surgiu depois que a miss Rayanne Morais (atual noiva do Latino) deu uma entrevista em que fala que ficou muito leslonjeada, ao invés de lisonjeada.

Reciclada: É quando a miss volta a concorrer. Exemplo: Gabi Markus, Miss Brasil Universo 2012, também concorreu em 2010 sendo vice da Bruna Jaroceski no Miss Rio Grande do Sul daquele ano.

Sambar: Arrasar, mandar muito bem na passarela e surpreender a sociedade. Exemplo: aquela miss sambou na cara da sociedade! (adoro essa, haha).

Divulgação

Ruth Ocumarez, em pessoa

 

Troféu Ruth Ocumarez: Ruth é a Miss República Dominicana de 2002 no Miss Universo, naquele ano era a super favorita, mas nem sequer se classificou. Desde então é dado o troféu Ruth Ocumarez a uma miss favorita dos missólogos e que não se classifica no seu respectivo concurso.

Truqueira: Miss que se faz notar, cheia de truques para ficar ainda mais bonita. Tipo eu!

Vavavum: Miss que causa na passarela, tipo as venezuelanas, tipo eu também! Hahaha.

Essas são apenas algumas palavras e expressões. Se fosse para escrever todas, daria um dicionário ou quem sabe ainda um novo idioma: o Missologês.

Fico por aqui. Até a próxima!

Beijo e fui!