Tablog

Harlem shake e como a internet estraga as piadas

Editor do UOL Tabloide

Lembra do meme ''menos Luiza, que está no Canadá''? Todo mundo lembra, menos… enfim. Aconteceu há pouco mais de um ano, e talvez já fosse um sinal.

À medida que a internet avança, memes pipocam mais depressa que sentimento antiamericano no Afeganistão. O último hit temporário da web é o ''Harlem Shake'', coreografia que consiste em filmar uma pessoa dançando, primeiro sozinha, depois acompanhada por várias outras.

Imagem do vídeo original do ''Harlem shake'', que botou todo mundo pra dançar, menos Luiza, e fez cócegas no raciocínio do Editor do Tablog

As versões do ''Harlem Shake'' não têm sincronia nos movimentos nem relação com a música (de um tal dj Baauer, novato dos EUA). É como aquela cena do elevador do clipe de ''Gangnam Style'', só que esticada pra durar 30 segundos, o tempo que durava o vídeo original do ''Harlem Shake''.

De tão bizarra, a dancinha virou viral. De tão nonsense, o viral se espalhou lá fora. E como toda piada repetida trocentas vezes, o brilho do original está diminuindo por culpa dos clones.

Aqui a onda Harlem ainda não chegou forte, mas não deve demorar. Lá fora, nem a primeira dança do ''Harlem Shake'' encostou no número de visualizações de ''Gangnam style'' (ainda), porque o número de vídeos com reinterpretações do ''HS'' original  é grande.

Talvez seja um sinal: se todo mundo é uma celebridade ao mesmo tempo, ninguém é uma celebridade. É quase como se tivessem zipado a fala do Andy Warhol: dos 15 minutos de fama previstos por ele, a coisa hoje se resume a 30 segundos, e olhe lá.

Escrito isso, pra quem ainda não viu, olha o Harlem Shake aí, gente! Quem tiver contribuições, mande o link nos comentários ou pro e-mail editordouoltabloide@uol.com.br (lembra quando e-mail era famoso?).